A cirurgia minimamente invasiva da coluna é todo procedimento cirúrgico realizado por meio de pequenas incisões e consequentemente causando menor lesão a estrutura muscular que protege a coluna vertebral. Portanto, a dor pós-operatória torna-se menos intensa, a alta hospitalar é mais precoce, a recuperação é mais rápida e o retorno às atividades diárias também. Tudo isso possibilita o paciente deambular logo nas primeiras horas do pós-operatório.
O acesso cirúrgico pode ser feito por uma pequena incisão e utilizar um afastador tubular que pode ser expansível ou não. Esse afastador permite acessar a coluna sem cortar o músculo. Ele separa os músculos sem machucar a inserção deles na coluna.
Para melhorar a visualização das estruturas anatômicas, utiliza-se equipamentos de magnificação de imagem como lupas e, preferencialmente, microscópio cirúrgico.
Essa técnica possibilita operar hérnia de disco, realizar descompressão do canal vertebral, aplicar implantes (próteses) para promover artrodese da coluna. Em casos selecionados, pode ser utilizada até mesmo para ressecção de tumor e correção de fraturas.