Chamamos de dor músculoesquelética aquela que afeta os músculos, tendões, ossos e articulações.
Geralmente a lesão dessas estruturas são em sua maioria, de origem traumática ou por esforços repetitivos das atividades diárias e também pela degeneração das articulações como acontece na osteoartrose ou osteoartrite.
Sabe aquela sensação de um “caroço” ou um “nó” no meio do músculo? Isso é a famosa dor muscular, conhecida no meio da saúde por síndrome miofascial. Ela acontece devido lesões das fibras musculares. Geralmente os músculos da região ficam mais tensos e contraídos e tendem a piorar com o movimento. As regiões mais afetadas são os músculos das costas e pescoço. O tratamento envolve reabilitação com fisioterapia, repouso relativo, mudanças nos hábitos de vida e medicações. Em casos refratários a isso, bloqueios com anestésicos locais, com auxílio de ultrassonografia, podem ser realizados.
A osteoartrose, popularmente conhecida por artrose, é o desgaste das articulações que vai acontecendo com o envelhecimento. Pode acometer qualquer articulação, mas a coluna vertebral, os joelhos e quadril são as mais afetadas. O tratamento é semelhante ao da síndrome miofascial, mas também há a possibilidade de infiltração de substâncias diretamente na articulação doente.