A coluna vertebral é formada por 33 vértebras que estão unidadas entre si por um disco intervertebral e por duas articulações facetárias (uma de cada lado).
A coluna é dividida em:
- Coluna cervical (7 vertebras – C1 a C7)
- Coluna torácica (12 vértebras – T1 a T12)
- Coluna lombar (5 vértebras – L1 a L5)
- Sacro (5 vértebras fundidas entre si)
- Coccíx (4 vértebras fundidas entre si)
Cada parte da coluna tem suas caracteristicas distintas, como a curvatura. Por exemplo, na coluna cervical e lombar tem uma curva voltada para trás que é conhecida como lordose, já na coluna torácica, a curvatura é para frente e conhecida como cifose.
Na grande maioria das vértebras há um orifício onde está localizada a medula espinhal que é a continuação do cérebro e de onde saem os nervos que vão para os membros e demais órgãos do corpo humano.
Disco Invertebral
O disco intervertebral encontra-se entre as vértebras e é constituído pelo núcleo pulposo (parte central) e anel fibroso (parte periférica). O núcleo tem consistência gelatinosa é rico em água. Já o anel é mais endurecido e mais resistente.
A função do disco é amortecer os impactos que a coluna vertebral sofre e por isso, com o passar dos anos, acaba acontecendo o desgaste do disco que pode gerar sintomas como dor nas costas e até a algumas doenças, como a osteoartrose ou degeneração da coluna e a hérnia de disco.
Medula espinhal
A medula espinhal é o orgão que faz parte do Sistema Nervoso e nada mais é do que uma continuação do cérebro. Por ela os estímulos nervosos são levados aos demais órgãos do corpo humano e aos membros permitindo, por exemplo, o respirar, o caminhar, a manutenção da força muscular. Além disso, as sensações dolorosas e tatéis que são presenciadas no corpo chegam ao cérebro por meio da medula espinhal.
Se há uma lesão medular, por um tumor ou um acidente, a conexão do SN com os membros fica comprometida podendo gerar paralisia total ou parcial dos braços e/ou pernas.
A medula está localizada no interior da coluna vertebral entretanto se estende até a região entre a vértebra L1-L2, geralmente. A partir daí, encontra-se a cauda equina que é o conjunto de vários nervos que irão invervar a região mais baixa do corpo e membros inferiores.